quinta-feira, 18 de março de 2010

Salto com Vara

http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11211959,00.jpg

A exemplo do que tinha acontecido em Berlim 2009, Yelena Isinbayeva sequer subiu ao pódio do salto com vara no Mundial Indoor de Doha. A diferença é que, no Mundial de atletismo indoor 2010, o Brasil aproveitou a porta aberta.
Fabiana Murer saltou 4,80m e ganhou a primeira medalha de ouro feminina do país na história da competição. Na hora do Hino Nacional, com a medalha no peito, a saltadora se permitiu trocar o tradicional choro pelo largo sorriso.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidZRjdBf_gkAzoSFZeas6ox8yci_eiK0odQuU84IYShplYGEOnchdAzIWc-o7nNizix-40D0m1G_-oO_H3mLNlAnjOTHziLngL5jLcwlgCgUaXVTf8Dxv9puON3QYERlpMOkS7J8tfo4I/s400/fabiana-murer-tf-3-2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Após a frustração com a perda da vara nas Olimpíadas de Pequim e o quinto lugar no Mundial da Alemanha, desta vez a brasileira não decepcionou. O sorriso depois da prova mostrava que, em Doha, a sensação era de dever cumprido.

http://www.maisacao.net/blog/wp-content/uploads/2007/07/fabiana-murer-julio-cesar-guimaraes.jpg

- Não foi fácil a competição, foi muito dura. Agora acabou, vou pensar na próxima e continuar trabalhando para chegar mais vezes ao lugar mais alto do pódio - prometeu a saltadora, que tinha conquistado o bronze no Mundial Indoor de Valência, em 2008.

Agência/Reuters

Em vez da frustração, o sorriso aberto: Fabiana Murer chegou ao lugar mais alto do pódio em Doha

A brasileira passou pelos 4,50m, 4,60m e 4,70m com facilidade, sempre nas primeiras tentativas. Nos 4,75m, porém, ela precisou de três saltos para saltar sem derrubar o sarrafo. Foi nesta altura, por sinal, que Isinbayeva viu se repetir o fracasso de Berlim. Abalada desde o decepcionante desempenho na Alemanha, quando ficou em último, a russa errou suas três tentativas teve de abandonar a competição novamente sem subir no pódio.

Se Você não entendeu nada ou quase nada vamos tentar entender as Regras dessa Modalidade Esportiva dentro do atletismo.

SALTO COM VARA
Objetivo: Transpor o sarrafo.
Esse salto, assim como o triplo são considerados masculinos,devido a grande exigência do atleta de bastante técnica, força física e equilíbrio muscular apurados.
Basicamente, consiste em ultrapassar um obstáculo (sarrafo) colocado a uma determinada altura, utilizando como impulso uma vara que é apoiada no solo e projeta o atleta para cima.
http://www.estadao.com.br/fotos/fabiana_murer.jpg
Regras:

A pista deve medir no mínimo 45m, ao fim da qual se acha enterrada, ao nível do piso uma caixa de apoio com 1m de comprimento, 60cm de largura, no início e apenas 15 junto ao obstáculo.

Essa caixa é feita de madeira ou metal, enquanto o obstáculo consta de dois suportes verticais e uma barra horizontal - ou sarrafo - de secção triangular, com 3mm de lado, mas com 3,86 a 4,52m de comprimento e 2,260kg de peso máximo. Como na prova de salto em altura após o obstáculo se coloca o port-à-pit, com 1m de altura e 5 de lado, para amortecer a queda do saltador.
A vara utilizada para impulso é de material, comprimento e diâmetro à escolha do atleta, mas ele só poderá revesti-la com duas voltas de fita adesiva de espessura uniforme.

Atualmente, os saltadores usam vara de fibra de vidro, por sua grande resistência e flexibilidade, com peso e comprimento que variam em razão das características físicas do próprio atleta.
As regras observadas na salto em altura, no que toca ao número de tentativas, faltas permitidas e direito de recusar-se a transpor determinadas marcas, com o objetivo de guardar-se para outras maiores, são aplicáveis ao salto com vara.
Nessa prova, o saltador deve correr pela pista de impulso, segurando a vara com as duas mãos em pontos escolhidos por ele mesmo, fincá-la na caixa de apoio, projetar-se para cima em impulso obtido com a flexão da vara e transpor o obstáculo sem derrubá-lo.

http://www.atividadefisica.net/saltovara.jpg

É importante que ele largue a vara no momento exato, pois mesmo que salte o obstáculo, se a vara derrubar o sarrafo, conta-se isso como falta. O saltador também não pode, uma vez fincada a vara na caixa de apoio, mudar a posição de suas mãos na vara, três dessas faltas o eliminam.

Fatores que interferem em um bom salto:
Velocidade Horizontal
Velocidade Vertical
Flexibilidade
Coordenação de membros superiores
Coordenação de membros inferiores
Força (para invergar a vara)
Material adequado

Tipos de Saltos:
Vara Rígida
Vara Flexível
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirKNwns58kCs_kqjA7XGuGUqc5i1E-FJdnp57HmXI0TKYy4x3FOwBAy53PU24yrMN5VExfIBs-kakMmamOcHEYx1hcLV3OKNBpwdLcJWZxYqUjwhA_pGSc_VnW1Zx0Y7xc0E31zC1Lk6Xl/s320/SALTO+COM+VARA2.jpg
Como Saltar:
Com a vara, o centro de gravidade é jogado para frente do corpo, sendo uma dificuldade que deve ser diminuída para se chegar ao êxito.

Energias utilizadas:
Energias Dinâmicas (vara rígida):
Velocidade da Corrida
Impulsão no Solo
Repulsão da Vara

Energias Dinâmicas (vara flexível):
Energia mecânica desenvolvida pela vara (na invergadura transfere-se a força e energia cinética para energia mecânica)

Fases do Salto com Vara:
Corrida de aproximação;
Impulsão;
Transposição;
Queda;

http://olimpiadasdebeijing.files.wordpress.com/2008/08/esquema-salto-com-vara.jpg

Características das fases e como fazer o Salto Com Vara :
Corrida de aproximação: O atleta deve ser extremamente coordenado pois a vara por ser grande desenvolve um desequilíbrio tal, forçando o atleta projetar o centro de gravidade da vara para o seu (elevando a ponta da vara para trás).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRxv5Db_jF6rOAXf5PA3Dbjsw1Q1Tzi8bGA84C2EQitM2FRujMYyRNbUSbNq0ZjxN_M-9-Dq3vNo3lHca0bgTmeZhsN9B_MD2HR6kWPmuFJNG5HkanJ5DZAR78riEo9I0MEGi4D06HNN8/s320/salto+imgm+2.jpg

Uma grande importância também é dada a empunhadura. Carregar sempre a vara do lado contrário da perna de impulsão para não atrapalhar a dinâmica do salto. Os braços devem estar abertos do lado contrário do pé de impulsão. Abaixa-se a ponta da vara e a mão do pé de impulsão eleva sua ponta, a fim de buscar o equilíbrio.
A corrida deve ser ritmada para acertar o salto no tempo certo a vara no "take off"e coordenar. Se o atleta errar o passo não conseguirá encaixá-la, ou seja, se perder o rítmo desta corrida vibrará excessivamente a vara dificultando o alinhamento da passada.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe5XaRWJ9Wjj1oumA8YKUCPgtW-vhX33kLbKV7OaTelPHIW7cyccdYv5bPVqZdvE57JVdZbGHgQeiIvKarywIQyeWK5ShUNtuBqLDbSoBoRVsfgiGvaTFLqWPstUVoiehUWv4rjNXEHY07/s320/fabiana.bmp
Impulsão: Existem dois movimentos de pêndulo. 1) Vara sobre o solo e 2) Homem sobre a vara.
O movimento de rotação gera o pêndulo e quando ela é travada naturalmente cria um movimento de pêndulo.
Com a rotação dos segmentos no ar (lançamento de elevação da perna), irá subir em posição de "L". A aceleração criada pelo pêndulo, ao empurrar a vara para baixo e para trás ganhará uma força para cima e para frente. Acelera girando o corpo para baixo entra com as pernas para o sarrafo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja0mYv2bvtEcHdpnpipecOMpKTDEEFfpHKF0T49fMro5ZixZHWKijsKgbbM5Mtdh7BIU08cEfOMKipEAFI7vKo6c5CGLVc8ZhM53kydsn3wayMFIfxz7MT9nYd9Y3TUKvocP36jw4Tukpb/s200/Fabiana+Murer+vence+o+salto+com+vara+com+4,40m+-+Foto+Sergio+Oliveira+de+Melo+CBAT.jpg

O Atleta empurra a vara e cai sentado sobre o colchão.
A transferência da energia cinética pra energia mecânica ocorre quando o atleta trava com a mão da frente (empurra a vara) e abaixa com a de trás, envergando-a. Quando este atleta freia, a energia é transferida para a vara e consequentemente para o centro de gravidade pela frente.

http://www.fotosdahora.com.br/fotos_upload//0000000001733.jpg

Transposição ou Repulsão: Após girar o corpo, lançar as pernas, flexionando os joelhos e elevando os quadris. Os braços vão para trás, provocando a queda sentado no colchão de H²O.
http://oglobo.globo.com/fotos/2007/07/23/23_MVG_FABIANAD.jpg
Queda: Carpa-se o corpo elevando os quadris e em seguida cai-se sentado no colchão.

http://www.abril.com.br/imagem/fabiana-murer-salto-436.jpg

O comprimento e flexibilidade da vara depende do peso e das preferências do saltador. Não é incomum um atleta levar até 10 variações para uma competição.

As varas que no inicio do século passado eram feitas de bambu, atualmente são feitas com compostos de fibras de carbono e fibra de vidro.

A pista oficial no salto com vara deve ter no mínimo 45 metros. São permitidas um máximo 3 tentativas para cada altura escolhida pelo atleta,

Contam como faltas a queda do sarrafo e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio.

Recordes Mundiais:

Masculino:
6,14 metros - Sergei Bubka (Ucrânia) em Sestriere no dia 31 de julho de 1994

Feminino:
5,04 metros - Yelena Isinbayeva (Rússia) em Monte Carlo, Monaco, 29 de julho de 2008.

4 comentários:

Unknown disse...

isto vai me ajudar bastante em meu trabalho obrigado:)

Unknown disse...

isto vai mim ajudar bastante em meu trabalho escolar obrigado :)

Unknown disse...

Quais as regras de empate ? Do salto com vara? Meu nome é edmilsonlionel111@gmail.com

Unknown disse...

Quais as regras de empate ? Do salto com vara? Meu nome é edmilsonlionel111@gmail.com