terça-feira, 23 de março de 2010

Judô conquista 1ª ouro brasileiro nos Jogos Sul-Americanos

Brasil domina judô dos Jogos Sul-Americanos


Ketleyn Quadros em ação nos Jogos Sul-Americanos
Ketleyn Quadros em ação nos Jogos Sul-Americanos




O Brasil conquistou neste sábado duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze no torneio de judô dos Jogos Sul-Americanos de Medellin.

Na categoria até 52 kg, Andressa Fernandes foi a campeã, do mesmo modo que Ketleyn Quadros, na categoria até 57 kg. Ainda no torneio feminino, Laisa Santana foi bronze na disputa de até 63 kg.

Entre os homens, Luis Revite foi prata na categoria até 66 kg, Bruno Mendonça ganhou bronze na até 73 kg e Rodrigo Luna também foi bronze, na categoria até 81 kg.

Resultados:

MASCULINO

-66 kg:

Ricardo Valderrama (Venezuela) - ouro

Luis Revite (Brasil) - prata

Flavio Verdugo (Equador) - bronze

Alejandro Zúñiga (Chile) - bronze

-73 kg:

Alejandro Clara (Argentina) - ouro

Pablo Azzi (Uruguai) - prata

Bruno Mendonca (Brasil) - bronze

Antonio Rivas (Venezuela) - bronze

-81 kg:

Germán Velazco (Peru) - ouro

Mervin Rodríguez (Venezuela) - prata

Enmanuel Lucenti (Argentina) - bronze

Rodrigo Luna (Brasil) - bronze

FEMININO

-52 kg:

Andressa Fernandes (Brasil) - ouro

Wisneybi Machado (Venezuela) - prata

Oritia González (Argentina) - bronze

Yulieth Sánchez (Colômbia) - bronze

-57 kg:

Ketleyn Quadros (Brasil) - ouro

Melissa Rodríguez (Argentina) - prata

Diana Villavicencio (Equador) - bronze

Yadinys Amaris (Colômbia) - bronze

-63 kg:

Diana Velazco (Colômbia) - ouro

Mariana López (Argentina) - prata

Laisa Santana (Brasil) - bronze

Ysis Barreto (Venezuela) - bronze

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Regras do Judô

REGRAS 1

O grande objetivo é marcar um ippon, o golpe perfeito que leva o adversário a cair com as costas no tatame ou quando é imobilizado por 30 segundos, ganhando dois waza-ari, que determinam meio ponto.

Não são permitidos chutes ou socos.

Um waza-ari pode ser ganho quando o oponente cai apenas com uma parte das costas no chão, quando um lutador imobiliza o oponente por 25 segundos ou quando o oponente é punido (keikoku).

Se o tempo acabar sem que um dos atletas tenha conseguido o ippon, então o árbitro concede a vitória ao lutador que acumulou mais pontos.

REGRAS 2

Regras do Judô

REGRAS 3

Regras do Judô

REGRAS 4

Regras do Judô

REGRAS 5

Regras do Judô




Ao contrário do caratê e do taekwondo, no judô não são permitidos chutes ou socos. Caracterizado como uma arte de defesa pessoal, os judocas fazem uso da força do oponente em seu benefício. O corpo do atleta funciona como uma gangorra, controlando a seu favor a força imprimida pelo rival.Durante um combate, o judoca jamais pode ser atendido por um médico, com exceção dos casos em que há sangramento, em que o atleta é tratado apenas para estancar o ferimento. Caso se machuque, terá que optar: ou é atendido e desiste da luta, ou continua o combate mesmo machucado.

Além do juiz principal, as lutas contam com dois árbitros de cadeira. Os juízes auxiliares podem interromper a luta para se dirigirem ao árbitro de centro, que também pode parar o combate para pedir opiniões de seus auxiliares. Em geral, estas reuniões acontecem quando existe dúvida com relação a uma penalidade ou a uma pontuação.

Os combates são disputados sobre um tatame, em uma área quadrada de 14 por 14 metros. Além da área de luta, formada por uma área quadrada de oito metros, há uma área de proteção e uma outra de segurança. O piso onde ocorrem as lutas é geralmente de fibra vegetal.

Antigamente, todos os judocas competiam de branco. Entretanto, no fim da década de 90, para atender aos interesses das TVs, um dos judocas veste o branco. O outro, se apresenta de azul. Durante o sorteio das chaves é determinado qual lutador terá que usar a roupa branca e qual usará a azul.

Os combates masculinos têm duração máxima de cinco minutos. Já os femininos, quatro minutos. Toda vez que o árbitro interrompe a luta, o cronômetro é parado. Antes do início da luta, os judocas devem se posicionar sobre a área de segurança. Ao sinal do árbitro principal, entram na área de combate, ficando a cerca de três metros um do outro. Após cumprimentar o árbitro principal, os lutadores devem se cumprimentar e aguardar a ordem do juiz central para iniciar o combate.

Se após o tempo regulamentar nenhum dos dois judocas marcar pontos, a decisão do vencedor se dará por meio das bandeiras. Tanto o árbitro principal como os juizes de cadeira possuem duas bandeiras, uma branca e uma vermelha, que correspondem à faixa adicional que cada judoca recebeu momentos antes do combate. Ao sinal do árbitro principal, os três erguem, ao mesmo tempo, a bandeira que corresponda ao lutador que, na opinião dos juízes, venceu o combate.

O objetivo é conseguir 1 ponto (ippon) por meio de um destes três golpes: derrubar o adversário, provocando sua queda de costas no chão; imobilizá-lo por 30 segundos, por estrangulamento, levando-o à desistência ou à perda dos sentidos; e chave-de-braço, em que um atleta torce o braço do outro. Quando o golpe é quase perfeito - o adversário fica imobilizado por mais de 25 segundos ou cai no tatame, mas não com os dois ombros -, o juiz anuncia um waza-ari, ou vantagem. Dois waza-ari correspondem a um ippon, o ponto que dá a vitória ao lutador.

Há dois outros tipos de vantagem. O yuko corresponde à imobilização do adversário por até 24 segundos. Se durar entre 10 e 19 segundos, o juiz anuncia koka; essa vantagem também acontece quando o atleta é agarrado pelos quadris e vai ao solo. Se nenhum dos lutadores conseguir o ippon, vence quem tiver mais vantagens. É proibido enrolar a perna na do adversário e dar golpes no rosto ou que causem lesão ao pescoço ou às vértebras do concorrente. A reincidência pode levar à desclassificação do lutador.

No judô, um yuko vale mais do que dez kokas. Um waza-ari vale mais do que 15 yukos e assim por diante. Uma pontuação mais alta só é superada por outra ainda mais alta, não havendo a possibilidade de uma combinação de golpes mais baixos alcançar a pontuação superior.

As penalidades no judô geralmente são aplicadas quando o juiz percebe que falta combatividade a um ou aos dois lutadores. Além disso, fugas para a área de segurança ou de proteção também são punidas, o mesmo ocorrendo quando um lutador segura a faixa do oponente.

As penalidades são assim definidas: shido é a primeira punição e equivale a um koka para o oponente. Em seguida ocorre o chui, que significa um yuko para o rival. O keikoku equivale a um waza-ari, e o hansoku make é a desclassificação do lutador. O juiz não precisa seguir necessariamente esta ordem. Ele pode aplicar diretamente o keikoku sem ter punido o lutador com um shido ou um chui. Tudo depende da avaliação do árbitro principal e dos juízes de cadeira.

A luta no solo é liberada, desde que o juiz não veja nesta modalidade um espaço para um judoca "amarrar" a luta. Toda vez que o juiz quer parar a luta, porque não há ataque no solo ou em pé, ele fala a palavra matê. Os lutadores param o combate e voltam ao lugar onde iniciaram a luta.

Durante a imobilização no solo, o judoca imobilizado tem 30 segundos para escapar do rival. Caso trance as pernas no quadril do imobilizador, ou em uma das pernas deste, a contagem pára imediatamente. Ainda no solo, o judoca pode estrangular ou aplicar uma chave-de-braço em seu oponente, cabendo a este tentar se livrar do golpe ou desistir, batendo a mão três vezes no tatame.

Fonte: CBJ/ esporte.uol.com.br / www.terra.com.br

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