quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olimpíada da Juventude-Cingapura 2010

Geração Rio 2016 compete em Cingapura

http://www.tvaudiencia.net/wp-content/uploads/2010/07/jogoscingapura_2010.JPG

Jogos Olímpicos da Juventude reúnem promessas brasileiras

Parte  da delegação do Brasil posou para foto oficial

Parte da delegação do Brasil posou para foto oficial (Crédito: Renato Cordeiro)

Faltam seis anos para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, mas é possível saber desde já quem serão os prováveis atletas brasileiros no evento. Parte da delegação deverá estar na edição da Olimpíada da Juventude, que começará na madrugada deste sábado, em Cingapura.

O país será representado na Ásia por 81 atletas com idade entre 14 e 18 anos - faixa etária delimitada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para a disputa dos Jogos da Juventude. Isso significa que, em 2016, os mesmos competidores terão no máximo 24 anos.

Na Olimpíada de Pequim, em 2008, por exemplo, 37% do time brasileiro foi composto por esportistas que se encaixavam nesse perfil. Dos 259 brasileiros em provas sem restrição de idade (o país levou 277 no total, mas o time masculino de futebol era sub-23), 96 disputaram medalhas na China com 24 anos ou menos. Natação (17 atletas) e atletismo (16) foram as modalidades com o maior número de jovens.

De olho nessa perspectiva, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) promete ter atenção redobrada com os atletas que se destacarem e eventualmente conquistarem medalhas na Olimpíada da Juventude.

http://www2.odiario.net/imagens/86b81f3d53c0fc492311297de871462f1ab5e09b.jpg

- Mesmo sendo a primeira edição dos Jogos, esperamos bons resultados.

A partir do que alcançarmos na competição é que teremos mais noção para encaminhar os atletas com mais chances de medalha em 2016, ou até mesmo em Londres 2012 - disse Adriana Behar, chefe da delegação brasileira em Cingapura e ex-atleta do vôlei de praia.

http://www.atletasdobrasil.com/imagens/noticias/Adriana%20Behar%20120110.jpg

Com vistas aos Jogos da Juventude, o COB providenciou preparação digna dos atletas consagrados. Parte do time fez aclimatação em Dubai (EAU) para se adaptar ao intenso calor e ao fuso horário (11 horas a mais do que o de Brasília). Além disso, a equipe teve palestra com informações sobre Cingapura, orientações sobre drogas e comportamento.

As expectativas dos atletas do Time Brasil em relação aos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 vão se materializando a cada dia. Bastaram dois dias hospedados na Vila Olímpica dos Jogos para os atletas brasileiros perceberem que estão diante de uma experiência única neste ainda início de carreira esportiva. Se há um lugar que traduza verdadeiramente o que é o espírito olímpico, este lugar é a Vila Olímpica. Para os 81 atletas brasileiros que participam da primeira edição do evento, a Vila Olímpica representa o início de um sonho a ser dividido com outros 3.000 atletas de 204 nações.

Serão duas semanas de muita intensidade para estes debutantes em Jogos Olímpicos. Ao todo, cinco mil atletas e oficiais serão os moradores da Vila entre os dias 10, quando foi aberta oficialmente, e 28. A faixa etária dos atletas, de 14 a 18 anos, faz com que tudo seja encarado como uma novidade. "A Vila é muito bacana. Todos os atletas estão se conhecendo e já deu para conversar com muita gente de outros países. Nunca tinha visto tantos países diferentes em um mesmo lugar. Eu imaginava que ia ser muito menor, como um hotel, com muito menos gente", afirmou o baiano de Ubaiatuba, Isaquias Queiroz, da canoagem, revelando ainda que o fuso horário de 11 horas é a maior dificuldade neste período em Cingapura.

Para atender o exigente e conectado público adolescente, a organização dos Jogos disponibilizou um smartphone para cada atleta durante sua estadia em Cingapura. Com ele, é possível visualizar inúmeras informações sobre a competição, eventos culturais, mapa da Vila, entre outros. O telefone permite ainda que os participantes interajam entre si. "A gente entra nas redes sociais, liga um para o outro quando estamos perdidos aqui dentro, porque é muito grande. Também conseguimos falar bem mais fácil com o pessoal no Brasil, por mensagem", explicou a nadadora paulista Julia Gerotto, de 16 anos.

Uma das particularidades destes Jogos é que os atletas ficam na Vila durante todo período de competição, diferentemente dos Jogos Olímpicos convencionais. Para entreter a todos, serão realizadas atividades culturais, educativas, workshops, passeios e muita confraternização entre as 205 nações presentes ao evento. Na Praça da Vila, onde serão realizadas algumas destas atividades, há diversos stands de integrantes do Movimento Olímpico. Além disso, objetos históricos, como tochas e cartazes estão expostos. Os atletas terão contato "Agora é que realmente caiu a ficha de que estamos nos Jogos Olímpicos. Quando vemos a variedade de culturas, tudo aqui é aprendizado. Só de estar aqui já estou muito feliz, revelou Guilherme Foroni, 17 anos, do hipismo, que inicia sua participação nos Jogos no dia 18.
http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/wp-content/uploads/2010/07/jogos.jpg
No meio de tantas atrações, a preparação para as competições não é deixada de lado. Os treinamentos também são realizados dentro da Vila Olímpica, que oferece piscinas, pistas, campos e quadras de altíssima qualidade, além de uma moderna academia de ginástica.

O Time Brasil vai realizando os últimos ajustes para a estreia nos Jogos Olímpicos. Natação, remo e tênis, dependendo do sorteio das chaves, a ser realizada nesta sexta-feira, inauguram a participação do Time Brasil, a partir deste domingo, dia 15.

A Cerimônia de Abertura será realizada neste sábado, dia 14, às 8h30min (horário de Brasília).

Nenhum comentário: