terça-feira, 17 de março de 2009

Treinamento Funcional

O treinamento funcional veio para ficar, e sem dúvida é a melhor ferramenta para manter o condicionamento e o corpo em forma.
A estimulação é diferente do treino tradicional na musculação, e esse é o principal diferencial que traz mais benefícios, acelerando o resultado dos treinos.
Alguns dos princípios do treinamento funcional foram expostos na revista Saúde é Vital.


AÇÃO


Nada de se sentar ou se apoiar. Durante o treino funcional é preciso movimentar o corpo inteiro. O objetivo é solicitar diversas habilidades físicas — FORÇA, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO —, todas ao mesmo tempo, já que elas atuam em parceria na hora do esforço, na vida real.




TRIDIMENSIONAL


O exercício é executado em três planos — VERTICAL, HORIZONTAL e DIAGONAL.


O esforço é superior ao da musculação tradicional, em que os movimentos se restringem a um plano por vez.

SINERGIA
Os músculos trabalham em conjunto. Veja como, durante movimento, a força executada se transfere de uma parte a outra do corpo: primeiro os pés (1), passando por pernas (2), quadris (3), tronco (4) e, finalmente, chegando aos braços (5). Com isso a musculatura fica preparada para executar suas funções de maneira eficiente e sem dor.

EXERCÍCIO VERSÁTIL

Os exercícios trabalham mais de uma habilidade, embora uma sempre predomine.
Equílibrio: A superfície instável ativa os proprioceptores — terminações nervosas que funcionam como sensores de movimento e posição corporal.

O resultado é a melhora significativa do equilíbrio.

Os músculos profundos que sustentam a coluna e os abdominaisficam fortes.Olhe para baixo! Os pés são a interface entre o chão e o restante do corpo. Ou seja, se estão fortes e ágeis, ajudam a pessoa a se equilibrar e a fazer força.

Como o uso contínuo de sapatos os deixa frágeis e fracos, vale a pena executar alguns movimentos com eles descalços para exercitar a sua musculatura.
O objetivo do treino funcional é melhorar a qualidade de vida e a performance física e esportiva. As vantagens são maiores e logo você sente o resultado.


Flexão de membros inferiores, obs. quanto a manutenção postural.






Abdominal, com elevação de tronco.











Flexão de braços, observe quanto ao tronco reto e abdomen contraído afim de manter a postura trabalhando também musculatura do tronco.






Força musculatura do tronco (core).














1 2 3 4 5
  1. flexão de braços utilizando o peso do corpo como carga de trabalho, aproximar o aparelho do torax mantendo o tronco reto e abdomem contraído durante a execução


  2. Quadríceps , flexionar a perna estando a outra apoiada no aparelho, tome cuidado para o joelho não passar da ponta do pé durante a execução mantenha posturae equilíbrio.
Um exercício que desafia a lei da gravidade, no qual o corpo fica inclinado e totalmente suspenso por fitas de náilon, é uma das novidades para ganhar fôlego, força, equilíbrio e flexibilidade. As tiras, que podem ser usadas em casa, em parques, em academias e no trabalho.

No exercício funcional suspenso o conjunto de duas fitas reguláveis é sustentado por um mosquetão, tem manoplas paras as mãos e apoios para os pés, além de suporte para fixação em portas ou paredes.
Com o equipamento é possível alongar e fortalecer todos os músculos, a partir de inúmeras posições.
A vantagem é que a atividade pode ser realizada em pequenos espaços e o aluno não precisa ser de circo ou ginasta olímpico.
Por outro lado, o treino com as fitas exige bastante concentração e um pouco de força.
Tanto que não é recomendado para indivíduos totalmente sedentários.
Além disso, ficar inclinado, mesmo que por alguns minutos, deixa o corpo dolorido nas horas seguintes após o exercícios.
Com as fitas reguláveis o corpo inteiro é trabalhado, sem isolar músculos, como ocorre geralmente no treinamento de força convencional.
Há exercícios sentado, em pé, deitado, de costas e até totalmente de cabeça para baixo.
Apesar de fortalecer bíceps, tríceps, ombros, peito, quadríceps, posterior de coxa, costas e glúteos, as partes mais exigidas são os músculos da região abdominal e lombar. São eles que sustentam toda a estrutura.
Treino dura cerca de 30 minutos
Ela explica que as fitas não funcionam como aparelhos convencionais de musculação com indicações específicas para alguns grupamentos. As tiras acionam a musculatura profunda do corpo, exigem muito, e há risco de lesão.
O treinamento inicial tem cinco fases.

A primeiro é o aquecimento.

Depois o usuário treina membros superiores, inferiores, abdômen, lombar, glúteos e termina com alongamento.

Nesta fase são 15 exercícios e movimentos para todo corpo, em 18 minutos.



















No programa básico, os professores sugerem uma série de cada exercício, num total de 20 minutos a 30 minutos.



No nível intermediário, recomenda-se duas séries de cada exercício, num total de 30 minutos a 40 minutos.

Os mais preparados conseguem fazer até três séries de cada exercício, por 50 minutos.

Nenhum comentário: