quarta-feira, 5 de março de 2008

Regras Atuais do Futsal

REGRA 1 - A QUADRA



1- DIMENSÕES

A imagem “http://www.manchesterfutsal.com/images/futsal_pitchdimension.gif” contém erros e não pode ser exibida.

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros.
a)As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 1(um) metro de qualquer obstáculo (cerca ou alambrado)
b)Para partidas oficiais a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma largura mínima de 17 metros.
c)Para partidas oficiais internacionais a quadra deverá ter um comprimento entre 38 e 42 metros e uma largura entre 18 e 22 metros.

2- A MARCAÇÃO DA QUADRA

Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8(oito) centímetros de espessura, que não sejam sulcos cavados.
a) As linhas demarcatórias de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.
b) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, eqüidistantes as linhas de fundo.
c) O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com (dez) centímetros de diâmetro.
d) Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3(três) metros.
e) As linhas que delimitam as partes da quadra de jogo pertencem as respectivas partes.

3-ÁREA DE META

Nas quadras com largura igual ou superior a 17 metros, em cada extremidade da quadra, a 6(seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semi-círculo perpendicular à linha de fundo que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6(seis)metros. A parte superior deste semi-círculo será uma linha reta de 3(tres) metros, paralela a linha de fundo, entre os postes.
A superfície dentro deste semi-círculo, denomina-se área de meta. Nas quadras com largura inferior a 17 metros, o semi-círculo perpendicular a linha de fundo terá um raio de 4(quatro) metros .
As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta

4- PENALIDADE MÁXIMA

A distância de 6(seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo e assinalada por um pequeno círculo de 10(dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.

5- TIRO LIVRE SEM BARREIRA

Goleiro (guarda-redes) tenta defender seu gol (baliza)

A distância de 12(doze) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo, serão marcados os respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras.

6- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES

Sobre a linha lateral e perpendicular à mesma, do lado onde se encontra a mesa do anotador e cronometrista, serão marcadas duas linhas de 80 centímetros cada, ficando 40 centímetros no interior da quadra e 40 centímetros do lado de fora, demarcando 3(três)metros de cada no meio da quadra. Por entre estas duas linhas de 80 centímetros os atletas deverão sair e entrar na quadra por ocasião da substituição.

7-METAS

No meio de cada área e sobre a linha de fundo serão colocadas as metas , formadas por dois postes verticais separados em 3(três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2(dois) metros do solo
.
a) A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8(oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8(oito) centímetros.
b) Os postes e travessão , poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados, de preferência de branco e fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.
c) Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatóriamente presas aos postes , travessão e solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não pertubar ou dificultar a ação do goleiro.

As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola.

8 - CONSTRUÇÃOA imagem “http://www.futebolfeminino.blogger.com.br/spain%201.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O seu piso será de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

9 - LOCAL PARA O REPRESENTANTE

As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em um lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranqüilidade suas funções.

10 - LOCAL PARA OS ATLETAS RESERVAS E COMISSÃO TÉCNICA

As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de fundo, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas, técnico ou treinador, massagista, médico e preparador físico das equipes disputantes.
A localização dos bancos de reservas, quando próxima a mesa do anotador e cronometrista guardará, obrigatoriamente uma distância nunca inferior a 3(três) metros de cada lado da mesa.
Quando colocados na linha de fundo deverão observar a mesma distância do poste da meta mais próximo.

11 - PLACAR OU MOSTRADOR E CRONÔMETRO ELETRÔNICO

As quadras possuíram, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetros eletrônico para controle do tempo de jogo.

REGRA 2 - A BOLA

1- A Bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado. Em sua confecção é vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos atletas.

2- Nas categorias Principal e Juvenil, as bolas em sua circunferência terão no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros e no mínimo 61(sessenta e um) centímetros.
Seu peso terá no máximo 430(quatrocentos e trinta gramas) e no mínimo 390 (trezentos e noventa) gramas..

3- Nas categorias Infantil e Feminino, as bolas em sua circunferência terão no máximo 59(cinquenta e nove) centímetros e no mínimo 55(cinquenta e cinco)centímetros. Seu peso terá trezentos e oitenta) gramas e no mínimo 350(trezentos e cinquenta) gramas. As bolas, para estas categorias, deverão ter uma marca, em cor diferente, bem visível para sua fácil identificação.

4- Nas categorias com faixa de idade inferior ao Infantil, as bolas em sua circunferência terão no máximo 55(cinquenta e cinco) centímetros e no mínimo 50 (cinquenta) centímetros. Seu peso terá no máximo 330(trezentos e trinta) gramas e no mínimo 300(trezentos gramas).

5- Nas categorias de base (iniciação), as bolas em sua circunferência terão no máximo 43(quarenta e três) centímetros e no mínimo 40 (quarenta) centímetros. Seu peso terá no máximo 280 (duzentos e oitenta) gramas e no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) gramas.

6- Além das exigências dos itens anteriores, a bola, atirada de uma altura de 2(dois) metros, não poderá, em seu primeiro salto, ultrapassar 65 (sessenta e cinco) centímetros de altura nem saltar mais de 3 (três) vezes consecutivas.

7- A bola somente poderá ser trocada, durante a partida, com a autorização do árbitro.

8- O local destinado ao representante, ao anotador e cronometrista deverá contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

REGRA 3 - NÚMERO E SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS

1) A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5(cinco) atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

2)É vedado o início de uma partida sem que as equipes contém com um mínimo de 5(cinco) atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3(três) atletas.

3) O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7 (sete).

4) Será permitido um número indeterminado de substituições "volantes", a qualquer tempo do jogo, sem necessidade de paralisação do cronômetro, exceção feita ao goleiro que somente poderá ser substituído com a bola fora de jogo. Um atleta que tenha sido substituído poderá voltar a partida em substituição a outro.

5) A substituição volante realiza-se quando a bola estiver em jogo, subordinando-se às seguintes condições:
a) O atleta que sai da quadra de jogo, deverá fazê-lo pela linha lateral, nos 3(três) metros correspondentes ao lado onde se encontra seu banco de reservas , mas nunca antes de o atleta substituído transpor completamente a linha lateral.
b) O atleta que entra na quadra de jogo deverá fazê-lo pela mesma linha da zona de substituição, também nos 3(três) metros correspondente ao lado onde se encontra seu banco de reservas e no setor chamado zona de substituições.
c) É vedada a substituição do goleiro por ocasião da cobrança de tiros livres direto ou indireto (exceção na cobrança de penalidade máxima), salvo em caso de contusão grave por ele sofrida, comprovada pelo árbitro e confirmada pelo médico ou, na ausência deste, pelo massagista, ou em caso de expulsão.
d) Qualquer atleta substituto está submetido a autoridade e jurisdição dos árbitros, seja ou não chamado a participar da partida.
e) A substituição completa-se quando o substituto entra na quadra de jogo e, o substituto, deixa a mesma totalmente.

6) A troca de posição entre o goleiro e os demais atletas participantes da partida poderá ser feita devendo, entretanto, ser previamente autorizada por um dos árbitros e no momento em que o jogo esteja paralisado.

PUNIÇÃO

a) A partida não será interrompida por uma infração ao item 6(seis) desta regra, sendo que o atleta infrator será advertido logo após a bola estar fora de jogo.
b) Se em uma substituição volante o atleta substituto entra na quadra de jogo antes que o atleta substituído saia, um dos árbitros paralisará a partida e determinará a saída do atleta substituído e, após advertir o colega substituto, reiniciará o jogo com tiro livre indireto no local onde se encontrava a bola quando da interrupção.
c) Se em uma substituição volante um substituído entra em quadra de jogo ou, um substituto saia da quadra por um lugar diferente da zona de substituição, um dos árbritos interromperá a partida advertindo o atleta infrator, cobrando a falta no local onde se encontrava a bola quando da interrupção da partida.
d) Se na interrupção da partida por infração aos itens "b" e "c" a bola se encontrava dentro da área de meta, para a cobrança do tiro livre indireto, a bola deverá ser colocada sobre a linha demarcatória da áre de meta (6 metros) e no local mais próximo de onde a mesma se encontrava.

7) O atleta desclassificado da partida por praticar 5(cinco) faltas poderá ser substituído imediatamente, não podendo mais participar da partida, devendo abandonar a quadra de jogo.

8) O atleta expulso pelo árbitro antes ou durante a partida poderá ser substituído, sendo-lhe vedado a permanecer na quadra de jogo.

9) A um dos atletas, de cada equipe, será atribuída a função de "capitão" cabendo-lhe:

a) representar durante a partida sua equipe, da qual é ainda o fiador da boa conduta, exigível, antes, no transcorrer e após o término da mesma.
b) fornecer ao anotador, antes do início da partida, os nomes e números dos atletas de sua equipe e os integrantes da comissão técnica.
c) avisar ao anotador e aos árbitros as substituições, que não sejam as volantes, e mudança de número dos atletas que ocorrerem em sua equipe no intervalo.
d) dirigir-se ao árbitro buscando interpretação ou informação essencial, quando necessário, desde que o faça com respeito e cortesia.
e) identificar-se como capitão da equipe através do uso de uma braçadeira colocada em um dos braços e, quando de sua substituição na partida, cabe-lhe determinar o novo capitão, entregando-lhe a referida braçadeira.
f) assinar a súmula de jogo, antes do início da partida, o que atesta e certifica que todos os atletas relacionados na referida súmula são exatamente os que se encontram na quadra de jogo.

10) No banco destinado aos atletas reservas, colocados sempre do lado do ataque das equipes, durante todo o transcorrer da partida somente poderão permanecer, devidamente sentados, um máximo de 7 (sete) atletas substitutos, devidamente uniformizados e identificados, em condições de participar da partida, além de 1 (um) técnico ou treinador, 1 (um) médico e 1 (um) preparador físico, também devidamente credenciados e identificados.

11) Eventualmente o árbitro poderá determinar a troca de posições nos bancos de reservas, se assim o exigir a situação ou o local dos bancos.

REGRA 4 - EQUIPAMENTOS

...

1- É vedado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.

2- O equipamento dos atletas compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras, tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado revestimento lateral de borracha ou material similar, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas. As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias e serem confeccionadas em material apropriado em material apropriado que ofereça proteção ao atleta(borracha, plástico, poliuretano ou material similar).

3- Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão colocadas numeração de 1 (um) a 20 (vinte), vedada a repetição de números na mesma equipe. Os números das costas terão o tamanho de 15(quinze) a 20(vinte) centímetros de altura e os números de frente terão o tamanho de 8(oito) a 10 (dez) centímetros de altura. É igualmente obrigatória a diferenciação entre a cor da camisa, visando assegurar a identificação pelo árbitro e pelo público.

4- O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos demais atletas, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho.

5- O atleta que apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor predominante no calção.

6- O atleta que não se apresentar devidamente equipado, desatendendo às exigências desta regra, será retirado da quadra de jogo, temporariamente, somente podendo retornar à disputa da partida com a autorização do árbitro e no momento em que a bola estiver fora do jogo e uma vez verificada a regularidade do equipamento.



ÁRBITROS



7- Os árbitros usarão, obrigatoriamente, camisas de manga curta ou manga comprida, nas cores determinadas e aprovadas por sua entidade, além da calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca.

8- Os árbitros utilizarão, sempre que necessário, camisas de cor distintas que os possa diferenciar com as camisas dos atletas. Os demais equipamentos permanecerão, sempre, inalterados.



CRONOMETRISTAS E ANOTADORES

9- Os cronometristas e anotadores usarão, obrigatoriamente, camisas de manga curta ou manga comprida, nas cores determinadas por sua entidade, além de calça, cinto, meias e tênis ou sapatos de cor preta.



DA EQUIPE DE ARBITRAGEM

10- Os oficiais de arbitragem usarão na camisa, à altura do peito e no lado esquerdo, o distintivo da entidade a que estiverem vinculados, de acordo com a regulamentação baixada por seus países.

11- Os árbitros pertencentes ao quadro nacional ou internacional usarão o distintivo da entidade máxima nacional ou internacional.

12- As duplas de arbitragem (árbitro principal e auxiliar) (cronometrista e anotador) usarão camisas nas mesmas cores, em dupla ou quartetos, distintos, permanecendo inalterados os demais equipamentos.

REGRA 5 - ÁRBITRO PRINCIPAL

Um árbitro principal deverá ser designado para dirigir uma partida. Sua função é o exercício dos seguintes poderes que as regras lhe outorgam:

a) aplicar as regras de jogo do Futsal e decidir sobre qualquer divergência oriunda de sua prática, sendo suas decisões, em matéria de fato, finais e irrecorríveis desde que se relacione com o resultado da partida;
b) suas funções começam no momento de sua entrada no local onde se encontra a quadra de jogo onde a partida será realizada e termina com a entrega de seu relatório na entidade a que estiver vinculado ou a serviço.
c) não marcar as infrações que, se o fizer, poderá estar favorecendo a equipe infratora.
d) relatar todos os incidentes que ocorrerem antes, durante e após a partida;
e) além de suas funções normais também desempenhará as funções de cronometrista, em caso de ausência deste;
f) terá poder irrestrito para interromper a partida em virtude de qualquer infraçào às regras, suspender ou terminar a partida por motivos de más condições atmosféricas, interferências de espectadores ou de qualquer outro fato que imponha tal medida, sempre que assim julgar conveniente devendo, neste caso, relatar o ocorrido , com precisão , observando o prazo estipulado pela entidade sob cuja jurisdição a partida estiver sendo disputada.
g) advertir qualquer atleta responsável por procedimento irregular ou atitude incorreta e, no caso de reincidência, impedí-lo de continuar participando da partida, devendo, em tais hipóteses, mencionar em seu relatório o nome do infrator e, com exatidão, os motivos da infração;
h) impedir a entrada na quadra, sem sua ordem, de qualquer pessoa, com exceção dos atletas participantes e comissão técnica;
i) paralisar a partida se julgar que algum atleta tenha sofrido uma lesão mais séria, determinando a retirada do mesmo da quadra de jogo tão logo seja possível e reiniciando imediatamente a partida. Se um atleta lesionar-se levemente, não deverá paralisar a partida, aguardando que a bola saia de jogo e o atleta seja removido, ou se locomova, até o local mais próximo de onde se encontra para deixar a quadra de jogo, sempre com a autorização do árbitro;
j) se um atleta estiver sangrando deverá solicitar a substituição ou retirada do mesmo para que seja atendido e medicado, sanando-se a irregularidade;
k) expulsar definitivamente da partida, sem prévia advertência, o atleta responsável por conduta violenta e intencional atentatória a integridade física do seu adversário;
l) expulsar, sem prévia advertência, o atleta, técnico ou treinador ou outra pessoa interveniente da partida, investida das funções de direção ou mando, por atitude atentatória a moral ou por conduta antidesportiva;
m) dar sinal para o início ou reinício da partida após as interrupções;
n) decidir se a bola colocada à disposição para a partida atende às exigências da regra oficial;
o) discordar e não aplicar propostas para alterar as regras oficiais durante o transcorrer do jogo;
p) nas infrações cabe somente ao árbitro autoridade para contar em metros, a distância regulamentar, fazendo-se em passos;
q) inspecionar e aprovar, ou não, os elementos julgados indispensáveis para a realização de uma partida, o equipamento do atleta e as condições da quadra de jogo antes ou no intervalo das partidas quando, nesse sentido, for solicitado por quem de direito.

Se o árbitro principal e o árbitro auxiliar assinalam, simultaneamente, uma infração e existe uma discordância na interpretação e aplicação da regra, prevalecerá a decisão de árbitro principal.

REGRA 8 - DURAÇÃO DA PARTIDA

1- O Tempo de duração de uma partida é de 40 minutos , cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos, para as categorias Principal e Juvenil.

Considerando a menor resistência do organismo em formação e não poder exigir-se de atletas de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duraçào da partida, na categoria Infantil, serão de 30 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 minutos cada, com o máximo de 10 minutos de descanso entre ambos, sendo que:

a) Para o Futsal feminino o tempo de duração das partidas será o mesmo estabelecido para a categoria Infantil;
b) para as outras categorias, em suas faixas de idade, a entidade máxima poderá determinar ou homologar a fixaçào de tempo especial de duraçào da partida. 2- O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista cujas funções estão especificadas na regra 07.

2- O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista cujas funções estão especificadas na regra 07.

3- A duração de qualquer período da partida deverá ser prorrogada para permitir a execução de uma penalidade máxima, uma vez esgotado o tempo regulamentar.

4- Será concedido às equipes disputantes, objetivando das instruções aos atletas, o direito de solicitar o pedido máximo de 2 (dois) tempos, um em cada período da partida, sendo de 1 (um) minuto a duração de cada tempo solicitado, respeitando-se os sequintes princípios:

a) os técnicos ou treinadores das equipes deverão solicitar o tempo ao cronometrista e na ausência ou falta deste solicitarão ao árbitro auxiliar;
b) os pedidos de tempo somente serão concedidos quando a bola estiver fora de jogo;
c) nos pedidos de tempo se permitirá que os tletas participantes da partida sentem-se no banco destinado aos reservas para receberem instruções de seus técnicos ou treinadores;
d) se uma equipe não solicitar tempo no primeiro período da partida não poderá acumular para usá-lo no segundo tempo;
e) se, eventualmente, não houver sido utilizado o pedido de tempo do segundo período da partida o mesmo poderá ser utilizado na prorrogação;

5- Aos técnicos ou treinadores será permitido orientar seus atletas durante o transcorrer da partida, desde que o façam devidamente sentador no banco destinado aos reservas, podendo levantar-se, em determinados momentos, sem permanecer em pé. Deverão fazê-lo de maneira discreta, sem reclamar ou pertubar o bom andamento da partida.

6- O treinador, no momento de orientar seus atletas, quando da partida em andamento, não poderá aproximar-se a menos de 3 (três) metros de distância da mesa destinada ao cronometrista e anotador.

REGRA 9 - BOLA DE SAÍDA

1- No ínicio da partida a escolha de lado ou pontapé inicial será decidido por meio de sorteio pelo árbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá atuar ou optará pela execução do pontapé inicial.

Dado o sinal pelo árbitro, a partida será iniciada por um dos atletas, que movimentará a bola com os pés em direção ao lado contrário, devendo a a mesma, nesse momento, estar colocada imóvel sobre o centro da quadra. cada equipe deverá estar em seu próprio lado e nenhum atleta da equipe contrária à iniciadora da partida poderá aproximar-se a menos de 3(três) metros da bola, nem invadir a meia quadra do adversário enquanto o pontapé inicial não for dado e a bola houver percorrido distância igual a sua circunferência.

O atleta que executar o pontapé inicial não poderá ter contato com a bola enquanto esta não for tocada ou jogada por outro atleta.

2- Depois de consignado um tento, a partida recomeçará de maneira idêntica, por um atleta de equipe que sofreu o tento.

3- Após o descanso regulamentar a que se refere a regra, a partida recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinício será efetivado por um atleta da equipe contrária aquela que deu o pontapé inicial.

PUNIÇÃO



Em caso de infração aos itens 1,2 e 3 desta regra será repetido o pontapé inicial, exceto se o atleta que executou o pontapé inicial tocar na bola antes que outro atleta o faça.

Ocorrendo esta situação se concederá, contra a equipe infratora, um tiro livre indireto no local onde ocorreu a infração.

21 comentários:

Anônimo disse...

bem q devia resumir neh???

kk

Nosso Idea'L disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nosso Idea'L disse...

é mesmo dar uma resumida seria bem bom!!!!!!!!

Unknown disse...

obrigado pela ajuda tirarei nota 10,00
kkkkkkk

₢Rafael₢ disse...

é bom antes de entregar, ler o trabalho, ta cheio de erro de portugues: arbrito, puniçào, sentador, tletas e nao acaba por ai,

Unknown disse...

uoo locoo é muito longo esse "resumo" mas esta bem explicado.
Obrigada.

Unknown disse...

obrigado pela ajuda!!!

orleans disse...

pow mano jáh fiz meu tabalho óh !!!!

Unknown disse...

tinha que resumir um pouco,mas eu gostei porque foi bem esclarecido...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tem k RESUMIR pra burro Tá doido

Unknown disse...

nóssa!é muito longo deveriam resumir um pouco.mas está bom melhor que nada!obrigado.

LarissaFernandes disse...

Um resuminho basico cairia bem, não ?!

LarissaFernandes disse...

Um resuminho basico cairia bem, não é ?!

AnakinVader disse...

Maldito seja o professor q passa um trabalho sobre isso! kkk

elisangela senna disse...

e muito otimo falar sobre as regras do futsal pois eu amo esse esporte pois bola para mim so vale no pe e nao na mao....

elisangela senna disse...

e otimo falar sobre as regras atuais do futsal pois eu amo esse esporte e o meu lema e esse bola para mim e so no pe e nunca na mao...

ERICK . NET disse...

uma resumida seria bom neeeeeee!!!! flw

Alencarnovomundo disse...

Enquanto educador, incumbiram-me de transmitir conhecimento sobre as regras do futsal, estou demandando resumo sobre estas...Aqui neste blog, consegui corroborar algumas informações obtidas posteriormente. Obrigado!

Unknown disse...

BOM MAIS DEVIA RESUMIR UM POUQUINHO NEH ??? !!!! OBRGDO AEW PELA AJUDA !!! <----- LEIA DE NOVO SE NÃO ENTENDEU
<----- LEIA DE NOVO E RESUMA POR FAVOR

Unknown disse...

ficou bom mas vc devia resumir,nao acha?e vc pulou as regras 6 e 7.
o que acha de ler novamente?