sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Técnicos terão de fazer curso e obter uma licença da CBF para exercer a profissão Pelo menos é o que a CBF pretende fazer no futuro, ainda que não t

Responda rápido oque estes técnicos têm em comum?

Se você respondeu formação acadêmica acertou.Mas a grande maioria não é assim. O assunto é Polêmico, pois nem sempre técnicos vencedores tem uma formação formal alguns repetem oque aprenderam enquanto jogadores ou torcedores.


Técnicos terão de fazer curso e obter uma licença da CBF para exercer a profissão

Pelo menos é o que a CBF pretende fazer no futuro, ainda que não tenha definido datas para que a medida se torne uma exigência. Seguindo orientação da Fifa, a entidade que comanda o futebol verde-amarelo iniciou o trabalho para regulamentação dos treinadores, conforme noticiou o jornal a Folha de S. Paulo nesta terça-feira.

A intenção da CBF é que o diploma e a licença sejam obrigatórios em breve.



O pontapé inicial já foi dado. No fim de 2008, a CBF acertou parceria com a PUC de Minas para montar um curso de treinadores de futebol.


A estrutura ainda está em fase experimental, com três módulos: para técnicos de crianças, de adolescentes e de jogadores profissionais.


Cada um tem 320 horas de aulas.

O primeiro módulo para crianças já começou em julho deste ano, o segundo está previsto para janeiro de 2010 e o destinado a profissionais deve ter início na metade do ano que vem.

Em um primeiro momento, os que quiserem participar do curso terão de atender a algum destes pré-requisitos:

  • ter diploma em algum curso de nível superior, preferencialmente em Educação Física;
  • ser um ex-jogador com experiência na função de técnico;
  • ter exercido a profissão durante um bom tempo
  • ou ser federado em seu Estado.


Depois, os novos pré-requisitos serão reavaliados e podem sofrer modificações.


Os técnicos terão aulas como legislação esportiva, primeiros socorros em medicina esportiva, psicologia, gestão esportiva, entre outros temas.


Agora é torcer para que o salário milionário destes profissionais também cheguem aos demais colegas da área, pois a grande maioria já fez tudo que eles ainda vão fazer.

Fonte:Globo Esporte.com.br 19/8/2009

Nenhum comentário: